Informação

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

      Para quem não sabe o que significa, SUSTENTABILIDADE é o mesmo que: apoiar, conservar, sustentar, cuidar. Assim, sempre que se fala em desenvolvimento SUSTENTAVEL fala-se de uma evolução sem comprometer o futuro daqueles que ainda não nasceram. Quer isto dizer que, seja qual for a atitude que tomares, deve ser pensada para que não cause dano ao que te rodeia. Comprar uma T-shirt nova, uma pasta de dentes, um chocolate, um telemóvel, um remédio, umas sapatilhas... tudo tem um impacto no planeta que por vezes é desconhecido.

      Sabias que para fabricar uma t-shirt são gastos 2 000 litros de água? Ou que cada chávena de café implica um gasto de 140 litros de água? Ou que são necessários 16000 litros de água por cada quilo de carne de vaca que é consumido? E só estamos a falar do gasto em água...

      Consumir seja o que for, vai ter impacto na vida dos outros. Devemos pois, pensar bem antes de comprar: Será que preciso? Posso? Devo? Quanto tempo vou utilizar? Qual o valor no futuro? Estas são algumas das questões a fazer antes de comprar. 

      Neste blog (que ainda está a crescer) vais encontrar algumas dicas que ajudam a poupar o planeta.     

Impacto Ambiental e Sustentabilidade

Os impactos ambientais designam as diversas formas de afetar o meio ambiente desestruturando a natureza.

Eles alteram as condições normais de funcionamento da natureza e podem causar danos irreversíveis ao mundo. Como exemplos, temos: o assoreamento dos rios, a desertificação, as infertilidades do solo, a poluição da água, a perda de espécies vegetais ou animais. Como exemplos de impactos ambientais decorrentes da ação humana, podemos citar: o aumento da urbanização, a implementação de indústrias (sobretudo energéticas, petrolíferas e mineradoras), a massificação do turismo, entre outros.

É o Homem o principal responsável pela aceleração dos impactos ambientais que levaram já à perda de espécies e habitats: usa os recursos (renováveis ou não) indiscriminadamente, para suprir as suas necessidades. Grande parte da população não tem consciência ambiental, consumindo desmesuradamente, o que torna galopante a perda em termos ambientais.

Medidas para evitar esse aceleramento: evitar o desperdício de água e de energia, assim como a separação adequada do lixo e a diminuição do uso de automóveis. Estas medidas são práticas simples que diminuiriam os danos causados ao meio ambiente. 


PLANTAS INVASORAS!?  O QUE FAZER????
 
A Conteira é a planta com "todas as capacidades para substituir o plástico"
 


      Já pensaste no problema que é o lixo descartável para quem vive numa ilha? Os locais para fazer aterros não são abundantes e a quantidade de pessoas que visitam as nossas ilhas é considerável. Também os resíduos produzidos são proporcionais a esse turismo, cada vez maior nas nossas ilhas.

        Em busca de solução para este problema, um grupo de cientistas da Universidade dos Açores começou a desenvolver um projeto que utiliza componentes de uma planta invasora muito comum no arquipélago e que substituem o plástico: "É um dois em um: estamos a encontrar uma solução para combater uma praga e, ao mesmo tempo, a criar valor para solucionar outros problemas" explica Telmo Eleutério, investigador de 27 anos e um dos membros da equipa que está a transformar a conteira numa alternativa sustentável ao plástico descartável.

       Esta planta é originária dos Himalaias, mas deu-se bem nos Açores. Neste momento, é preocupante a invasão da planta porque ameaça a flora endémica das ilhas. Todas as tentativas - químicas, biológicas, mecânicas - para a eliminar, foram ineficazes.

     Já existem protótipos de pratos, copos e cuvetes. Os copos podem ser usados 3 ou 4 vezes e os pratos 5. No final, servem de adubo, já que a sua deterioração demora 25 dias! Fantástico, não é? A solução está na Natureza.

   Podes ver a planta e os protótipos na secção de fotos deste blog.

Clube do Ambiente EB Ribeirão, Vila Nova de Famalicão
Coordenação: Teresa Ruiz. Colaboração: Cláudia Ferreira e Conceição Ferreira
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora